domingo, 24 de fevereiro de 2013

O que é Desbravadorismo?




Este termo tem sido utilizado para designar as atividades dos clubes de Desbravadores e Aventureiros. Também foi utilizado para o Clube de Líderes, mas desconheço se ainda existem clubes de líderes na ativa.

Hoje o desbravadorismo se divide nos dois clubes oficiais: Aventureiros (6 a 9 anos) e Desbravadores (10 a 15 anos). Portanto, temos o desbravadorismo infantil – Clube de Aventureiros. E o desbravadorismo juvenil – Clube de Desbravadores.

Consequentemente, utilizaremos aqui em nosso blog também o termo “desbravadorista” para os membros (e diretoria) dos clubes.

Escolhemos utilizar a palavra base “Desbravadores” em vez de “Aventureiros”, por ser uma organização mais antiga e por ter o clube de aventureiros derivado dos desbravadores e não o inverso.

Existem igrejas adventistas com clubes para menores (até 5 anos), mas esta não é uma atividade oficial da igreja. Não tem um programa definido nem um currículo formado. Não queremos dizer com isso que é proibido criar atividades para os menores, mesmo porque os clubes de Desbravadores e Aventureiros foram criados por iniciativa de membros (e alguns pastores) e só com o tempo foram oficializados pela IASD.

Os clubes de maiores (16 anos em diante) também não possuem um programa definido. Mesmo assim vários clubes de líderes foram criados durante alguns anos e é possível que existam clubes de líderes ativos hoje em dia.

Não consideramos o clube jovem (ou clube de jovens) no desbravadorismo, pois as atividades são bem diferentes e não seguem uma sequencia como no caso de progressão de atividades do clube de aventureiros para o clube de desbravadores.

Existe atualmente um programa nos EUA que é chamado de Clube de Embaixadores (em tradução livre), para jovens de 16 a 21 anos, mas pelo que tenho lido o programa é similar ao dos clubes jovens e não segue uma sequencia do programa dos clubes de desbravadores e aventureiros.

Outra questão que inviabiliza a formação de um clube desbravadorista para jovens é que as classes hoje podem ser feitas de forma agrupada (a classe agrupada e as “agrupadinhas”), então fica pendente para o maior de 16 anos apenas a classe de líder, não havendo necessidade de um clube de apoio na formação do líder, já que o apoio que ele precisa está diretamente ligado às diretorias do clube.

A igreja pode criar um clube desbravadorista jovem? Sim, e não seria muito difícil. Bastaria definir um programa próprio. Vamos lembrar como se originou o clube de aventureiros. Os desbravadores tinham as classes progressivas (amigo a guia, e depois líder para maiores), depois vieram as classes avançadas (amigo da natureza até guia de excursão) e surgiram também as classes preliminares (abelhinhas laboriosas até mãos ajudadoras), para crianças menores de 10 que queriam fazer parte do clube de desbravadores e não podiam.



O que foi feito, então, para formar o clube de aventureiros? Foram selecionadas as classes preliminares e modificadas e aperfeiçoadas para um contexto completo de um clube contendo novas especialidades especialmente criadas, um novo nome e novos ideais foram criados, novos símbolos e cores, um hino foi criado, definido um uniforme e estava pronto o programa do clube de aventureiros.

Para fazer um clube desbravadorista jovem pode-se fazer o mesmo. Podemos selecionar as classes avançadas e modificá-las para um contexto completo para maiores de 16 anos até 21, com novas especialidades. Definimos um novo nome e ideais e depois definimos novos símbolos, o que também não seria difícil, pois poderíamos pegar o octógono de líder e remover as estrelas, por exemplo. Criamos então um hino específico, uniforme e bandeira com base nos símbolos escolhidos e está pronto o programa para o clube desbravadorista jovem.



Neste contexto, teríamos que mexer também no programa do clube de desbravadores, pois as classes avançadas seriam retiradas e talvez fosse necessário reformular as classes agrupadas para o programa anual; já que hoje é esperado que o desbravador cumpra as duas classes (progressiva e avançada) ao longo de cada ano.

Com a formação de um clube desbravadorista jovem teríamos um programa completo infantil, juvenil e jovem, abrangendo idades de 6 anos até 21 anos. Um desafio interessante, não é mesmo?

Alguém se habilita a montar um programa para o clube desbravadorista jovem? Espero seus comentários aqui no blog e pode me enviar Email também (danielnegrini.ml@gmai.com).

Sempre avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário